"Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo." Confúcio

Seja bem vindo(a),

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Sugestões de jogos dos participantes do grupo Psicopedagogiabrasil do Facebook (responsável Simaia Sampaio) e outros jogos acrescentados por Simaia Sampaio

 

_____________________________________________________________________

Esta página será sempre atualizada, então retornem sempre para ver as dicas

Jogos para matemática

imageTrabalha a quantidade que poderá seu aumentada de acordo com o grau de complexidade

 

 

 

 

 

_____________________________________________________________________

Trabalhando quantidades, também construído com rolinhos de papel higiênico(sucata).

 

 

 

 

 

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

Francinara Chaves  Psicopedagogiabrasil

O Material Dourado Montessori
O Material Dourado Montessori destina-se a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal posicional e dos métodos para efetuar as operarações fundamentais: os logaritmos.
No ensino tradicional, as crianças acabam " dominando" os logaritmos a partir de treinos cansativos, mais sem conseguirem compreender o que fazem. Como o Materi

al Dourado a situação e outra: as relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão. Obtém-se, então, além da compreensão dos logaritmos. um notável desenvolvimento do raciocínio e um aprendizado bem mais agradável.
O Material Dourado faz parte de um conjunto de materiais idealizados pela médica e educadora italiana Maria Montessori.
Na Clínica esse jogo tem inúmeras possibilidades para trabalhar com crianças com descalculia e crianças com deficiência !! e entre outros !!!

_____________________________________________________________________

Foto: Coordenação Motora

_____________________________________________________________________

Foto: Ordens e ClasseProfessor Mário Ramão Benevides.

_____________________________________________________________________

Foto: Matemática Divertida!

_____________________________________________________________________

Foto: Lego + Números = Matemática Significativa<br />http://silvanapsicopedagoga.blogspot.com.br/

_____________________________________________________________________

Foto: Lego + Adição<br />http://silvanapsicopedagoga.blogspot.com.br/

_____________________________________________________________________

Jogos para alfabetização

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

Foto: Trabalhando a Atenção e Coordenação.

_____________________________________________________________________

Thereza Bianchi

Trabalha-se Alfabeto, inicio da alfabetização, discriminação visual, orientação espacial, atenção e concentração.
Crianças a partir de 5 anos.
Material: Papel cartão colorido, figuras retiradas de sites, pesquisa no Google, escrever as letras em letra bastão (forma) ou utilizar letras moveis.

Jogo do lince de palavras variadas. Sem foco ortográfico e sim atenção e concentração, orientação espacial, lateralidade.

 

_____________________________________________________________________

Pingo no I, é um jogo aparentemente pedagógico, porém torna-se psicopedagógico a partir do momento que a criança tem que usar estratégias para tentar combinar as letras e formar a palavra. São muitas possibilidades de jogo com este baralho. Trabalho com crianças disléxicas, disortográficas, crianças em fase de alfabetização e inclusive com aqueles que já sabem ler visando trabalhar cognição.

_____________________________________________________________________

Luciane Coelho

Esse é feito com uma cópia de foto ou de uma figura que vc deseja trabalhar. Este ano eu fiz para o dia dos pais. É um quebra-cabeças, mas fica mt interessante, e trabalha a concentração, noção espacial e percepção.

_____________________________________________________________________

Thereza Bianchi a criança ou adolescente circula todos os nomes referentes a BANHO, pode ser com COZINHA, QUARTO...

_____________________________________________________________________

Thereza Bianchi

Jogo com pregadores. Raciocinio,atençao e concentraçao, ortografia, pinçar.

_____________________________________________________________________

Foto: - Relacionar imagens as letras;<br />- Relacionar imagem ao nome (palavra);

Foto: - Relacionar imagem as letras curciva;

_____________________________________________________________________

Foto: CAIXA DE ARROZ PARA ATIVIDADES MOTORAS

Foto: ssa é mais uma Dica para trabalhar o SENSORIAL 2

_____________________________________________________________________

Foto: Ver e Ler

Foto: Suporte para leitura e escrita<br />http://marioramaobenevides.blogspot.com.br/

Foto: Hoje fiz esse jogo:<br />Formar a palavra<br />Material: EVA, figuras, recorte de livros que não estão mais usando, cola e alfabeto.<br />Pode ser trabalhando, primeira letra, o nome da gravura e sílabas.<br />Gracilene Vasconcelos

Hoje fiz esse jogo:
Formar a palavra
Material: EVA, figuras, recorte de livros que não estão mais usando, cola e alfabeto.
Pode ser trabalhando, primeira letra, o nome da gravura e sílabas.
Gracilene Vasconcelos

_____________________________________________________________________

Jogos para coordenação visuo-motora e discriminação visual

 

Foto: Trabalhando o Sensorial e ótimo meio tátil para reforço de competência  pré-escrito.

Foto: Lego + Sequência<br />http://silvanapsicopedagoga.blogspot.com.br/

Márcia Rodrigues armário de caixinhas de fósforo.
objetivo: trabalhar organização espacial; destreza, coordenação motora fina e visuomotora, sequência de objetos dentro das gavetas, sustentabilidade. Ideal para se construir com o sujeito na clínica psicopedagógica.

_____________________________________________________________________

 

Foto: Lego + Imagens = Quebra-cabeça!<br />http://silvanapsicopedagoga.blogspot.com.br/

_____________________________________________________________________

Jogos para desenvolver coordenação motora fina

Bate pinos

 

5 Marias

 

Origami

 

Tracejado

  

 

ALINHAVO

ENCAIXE

coorde1

 

QUEBRA-CABEÇA

 

PETECA

ENCAIXE

       

ENCAIXE MONTA E DESMONTA

coorde2

http://www.mamoan.com.br/?op=galeria&act=detalhe&galid=21

coorde3

TRABALHOS MANUAIS

Coloque a imagem sobre uma almofada velha e dê um lápis à criança e peça que ela perfure segurando o lápis com a pinça (polegar e indicador)

Empilhagem e equilíbrio

prod_psico_015d

Aramados

http://www.trakinasbrinquedos.com.br/peda.htm

Transpor de um recipiente para outro as bolinhas de gude

Enfiar palitos com a pinça

coordepeneira

Pegar bolinha com a peneira

coordecarimbo

Carimbar

coorde4

Furar massinha com a pinça dos dedos

coorde5

Pegar bolinha de algodão com a pinça

coorde6

Pegar objetos pequenos com pinça e colocar dentro da bolinha tênis(cortar a bolinha)

coorde7

Pegar bolinhas de algodão ou outros objetos com colheres ou pegador para salada

Pegar objetos pequenos(cereais,bolinhas pequenas ou balas)com dedo indicador e polegar da mão dominante e colocar a quantidade dos números representados.

coorde8

Uso de carimbo ou cola colorida e preencher dentro dos círculos.

coorde9

Fazer vários pontinhos no papel e colar as bolinhas de papel em cima do pontinhos indicados

uso de clips no papel de cores correspondentes
ou

encaixar um clip no outro

uso de elásticos para puxar e fortalecer os dedinhos.Placa de lego ou madeira com pregos.

Placas de madeira com as letras do alfabeto(passar o dedinho ou palitinho com imã)

Alinhavo com canudinho

Brincadeiras com Massinha e contornar as cartelas plastificadas com as figuras geométricas e depois pode fazer cartelas de letras,números ou desenhos.

 

 

_____________________________________________________________________

Jogos para figuras geométricas

 

Foto

Silvana Lima , o GEOPLANO é uma tábua com 25 pinos cuja distância de um pino a outro é de 5 cm. Com elásticos coloridos de vários tamanhos, a criança constrói figuras, descobrindo e brincando com conceitos geométricos.
O geoplano é um modelo matemático que permite traduzir ou sugerir ideias matemáticas, num sentido mais exato, constitui um suporte concreto de representação mental, um recurso que leva a realizar ideias abstractas. Este instrumento é um recurso didáctico que se pode classificar como múltiplo e dinâmico porque permite a representação de numerosas situações que possibilitam o movimento da imagem das figuras no plano e no espaço.

Foto

 

Jogos para aprender as cores

Para os menores auxilia na associação das cores e quantidades que podemos utilizar.

Construído com rolinhos de papel higiênico( sucata), auxilia na discriminação visual com comandos ou não. De acordo com a faixa etária podemos ir aumentando o grau de complexidade.

Foto: Trabalhando a Atenção - Atividade de Cores com tampas variadas com Velcro.

Silvana Lima

Trabalhando a Atenção - Atividade de Cores com tampas variadas com Velcro.

Foto: Estacionamento Colorido<br />o reconhecimento de cores e combinando.

_____________________________________________________________________

 

Francinara ChavesPsicopedagogiabrasil

Material criado pelo matemático húngaro Zoltan Paul Dienes. Constitui-se de 48 peças que combinam quatro atributos em cada uma, sendo estes: tamanho (grande e pequeno) , cor ( amarelo, azul e vermelho), forma( círculo, quadradoe retângulo), e espessura( grosso e fino). Os blocos lógicos são de grande utilidade no auxilio e na elaboração do raciocónio, passando gradativamente do concreto para o abstrato. Com o auxilio dos " Blocos Lógicos" a criança organiza o pensamento, assimilando conceitos básicos de cor, forma e tamanho, além de realizar atividades mentais de seleção, comparação, classificação e ordenação.

_____________________________________________________________________

Jogos para raciocínio logico

Sudoku

O jogo Sudoku existe em revistas nas bancas, mas as crianças não são muito fãs, então fiz este modelo em tabuleiro de EVA com fichas impressas e eles gostam muito. Trabalha bastante atenção, análise, posição espacial. Os números de 1 a 9 devem ser colocados na horizontal e vertical de maneira que não poderão se repetir e para isso precisam observar bem. Com crianças abaixo de 7 anos fiz o Sudoku 4x4 com fichas de 1 a 9.

_____________________________________________________________________

  Dominó

_____________________________________________________________________

Tangran

Objetivo: psicomotor(pinçar) alfabeto, orientação espacial, lateralidade.
Material: cartolina branca em circulo, pregadores : de um lado escrita em maiúscula e do outro minuscula. pode ser feito com números e cores.

Tangram
O jogo é composto de sete peças (cinco triângulos, um quadrodo e um paralelogramo), de cartelas com diferentes figuras e é desenvolvido por um participante, que tem por objectivo formar um quadrado com as sete peças.
Para início do jogo, deve-se procurar uma superfície plana. Encontrado o local adequado, o participante deve ter em mente que todas a sete peças devem, obrigatoriamente, ser utilizadas na formação de uma figura, sem a sobreposição de peças.
O Tagram permite milhares de combinações. Exercitando a inteligência e imaginação, o jogador pederá criar figuras inéditas, enriquecendo, assim, o acervo já existente.

_____________________________________________________________________

Simon

Thereza Bianchi

SIMON. Trabalha estrategia, concentração, atenção, lateralidade, orientação espacial, visual

_____________________________________________________________________

Autoria Thereza BianchiPsicopedagogiabrasil

A criança ou adolescente não pode repetir cores .
Material: EVA

_____________________________________________________________________

Cara a cara - estrategia, atenção, concentração

_____________________________________________________________________

Thereza Bianchi  

Este jogo é muito parecido com o LINCE. Preparei-o com desenhos e letras . Qual desenho começa com a letra A?
Trabalha-se Alfabeto, inicio da alfabetização, discriminação visual, orientação espacial, atenção e concentração.
Crianças a partir de 5 anos.
Material: Papel cartão colorido, figuras retiradas de sites, pesquisa no Google, escrever as letras em letra bastão (forma) ou utilizar letras moveis.

_____________________________________________________________________

Senha 4 cores

Postado por Simaia Sampaio

Pode ser feito também no papel

A criança utiliza 4 lápis de cores diferentes e as cores iguais não podem se tocar

_____________________________________________________________________

QUARTO

Simaia Sampaio Maia

QUARTO - Este é um jogo maravilhoso para trabalhar classificação. Pode ser feito também com biscuit. Usem a criatividade. Com crianças pequenas ela mesma vai pegando a peça e colocando, uma vez de cada, como jogo da velha. Quem formar primeiro uma fileira na horizontal ou vertical de alguma característica ganha: ou alto, ou baixo, ou triângulo, ou quadrado, ou branco, ou marrom, ou com furo. Já com crianças, adolescentes e adultos fica um pouco mais difícil: eu pego a peça e entrego para meu adversário colocar e ele pega a peça e me dá para eu colocar, fica mais difícil e precisa raciocinar muito mais. É excelente para mover as estruturas cognitivas, uma das finalidades principais do trabalho psicopedagógico.

_____________________________________________________________________

Luciane CoelhoPsicopedagogiabrasil

Muito simples mas que desenvolve a capacidade de concentração , estratégia e destreza. Construído com qualquer caixa e canudinhos de refrigerante.

_____________________________________________________________________

Simaia Sampaio Maia

O jogo Mancala é um dos que mais uso em consultório. Jogo de raciocínio, estratégia, antecipação. pode ser jogado com crianças adolescentes e adultos. Com crianças poderá ser feito com caixa de ovos e feijões.

_____________________________________________________________________

Simaia Sampaio Maia

Esse é um dos jogos que mais uso em consultório, é maravilhoso, jogo de estratégia para todas as idades. Trabalha também sequencia e exige muita atenção! Maravilhoso!

_____________________________________________________________________

O jogo UNO auxilia o desenvolvimento como: interação, concentração, percepção das cores, raciocínio lógico e problemas matemáticos ( somas simples)

_____________________________________________________________________

Danusa Cunha

Pictureka!
Baseado no jogo de tabuleiro de mesmo nome, Pictureka é um dinâmico card game da Hasbro (para dois ou mais jogadores).
Descrição: Encontrar figuras é o elemento chave em Pictureka. O jogo possui dois tipos de cards: os de missão e os de figura. As cartas de missão dizem aos jogadores quais elementos eles devem encontrar nas divertidas ilustrações dos cards de figura. Se o elemento encontrado não for obvio o suficiente para convencer a todos, o jogador deve tentar persuadir os demais participantes.
Objetivo: Estas mecânicas funcionam como um excelente exercício de imaginação, argumentação e raciocínio abstrato para crianças.
Pictureka! Seja rápido, encontre primeiro! Exercite os músculos do seu cérebro nesse jogo de criatividade!!! #fica a dica!

_____________________________________________________________________

Roberta Claro

Trabalha funções executivas.

_____________________________________________________________________

FotoFoto: Após o jogo, contagem de quadrados com a inicial do nome de cada participante ...

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

Jogos simbólicos

Gracilene Vasconcelos

JOGOS SIMBÓLICOS PRAZER DE BRINCAR E APRENDER.
O jogo simbólico é, assim, a representação corporal do imaginário, e apesar de nele predominar a fantasia, a atividade psicomotora exercida acaba por prender a criança à realidade. Na sua imaginação ela pode modificar a sua vontade, usando o "faz de conta", mas quando expressa corporalmente as atividades, ela precisa respeitar a realidade concreta e as relações do mundo real.
Pelo jogo simbólico, a criança exercita não só a sua capacidade de pensar, ou seja, de representar simbolicamente as suas ações.
JOGO SIMBÓLICO EM EVA
Objetivo: Exercitar a capacidade de pensar, de representar simbolicamente bem como: transformar problemas, analisar ações, menor independência, maior interação, buscar soluções, melhorar estratégias, organização do pensamento e da escrita.
Material:
Recortar diferentes formas geométricas, animais, objetos e outros.
Uma folha de papel madeira para a montagem do cenário.
Consigna: Vamos brincar de faz de conta?
Escolha entre essas diferentes formas e monte um cenário.
Desenvolvimento: Deixar o aluno livre para montar, criar e recriar o cenário a partir das diferentes formas ao concluir peça para descrever o cenário e depois criar uma história ou um texto que pode ser verbal ou escrito.

  _____________________________________________________________________

Jogos para trabalhar valores e regras

 

Márcia Rodrigues

"Siga em frente" - jogo do trânsito. Criei este jogo no intuito de trabalhar na clínica dificuldades com regras e valores.
consiste em um tabuleiro com uma pista, com um semáforo, uma placa de Pare e um carro. Uso da seguinte maneira: Antes de iniciar este jogo, o Pp deve ter em pose informações do cliente. O paciente representa o carro.
O carro anda toda vez que responde alguma pergunta, geralmente situações que envolve regras, por ex: Vc acha certo isto? aquilo? enfim, de acordo com a queixa e as observações no consultório.
Em seguida, ao chegar no semáforo, ele é confrontado com situações pode, não pode... Por ex: ao chegar no semáforo o sinal está vermelho, então se trabalha com placas contendo desenhos ou em outra versão desenha-se situações como: não pode brigar com o irmão ou colega; Não pode gritar: Não pode ficar sem fazer a tarefa. tudo construido com a participação da cça... Se o sinal é amarelo, trabalha-se com situações dos valores, por ex: esperar a vez de ir ao banheiro, de falar, de ajudar, de ser ajudado, de comportamento, de aprendizado.... Sinal verde, atitudes que já estão sendo feitas e estão liberadas para seguir.
ao chegar na placa Pare, pergunte para a cça se ela está preparada para chegar ao destino final, então ganha-se a carteira de motorista e diz que sempre que não seguir as regras perde ponto na carteira e seguindo-as ganha carimbos de passaporte liberado, pode-se criar outros incentivos positivos, a critério.
É interessante com cças de 4 a 7 anos, mas pode ser usado em outras idades e de outras maneiras, tudo vai depender da criatividade e da necessidade. 

10 comentários:

  1. Simaia o bonito do seu trabalho é a pressa que você tem de partilhar com outras pessoas...obrigada!
    Com vc eu aprendo imensamente...
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Maravilha! Simplesmente Simaia é um exemplo de profissional e SER HUMANO. Obrigada sempre querida!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei Simaia.
    Me tornei sua fã, pelo simples fato de você compartilhar o seu saber com todos nós!
    Um abraço,
    Luzinete

    ResponderExcluir
  4. Gostei do seu Blog e fiquei feliz de ver alguns materiais produzidos por mim, pois o meu objetivo é realmente divulgar as sugestões de materiais, para que os professores, tanto os que atuam na Educação especial ou não, possam fazer bom uso das nossas idéias. Visite o blog: marioramaobenevides.blogspot.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof. Mário, eu que agradeço. Gosto de divulgar coisas que valem a pena! Abraços.

      Excluir
  5. Meu nome é Valéria e sou recém-formada na área psicopedagógico.
    E seu blog foi de extrema valia para meus atendimentos psicopedagógicos, pois é muito rico em sugestões, principalmente nas sugestões de jogos feitos com material reciclado.
    Parabéns pelo sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Valéria. Fico feliz que tenha lhe auxiliado. Bjs

      Excluir

Obrigada por sua mensagem! Volte sempre!

Se desejar obter mais informações sobre a Psicopedagogia acesse meu site http://www.psicopedagogiabrasil.com.br/