"Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo." Confúcio

Seja bem vindo(a),

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Cafeína pode ajudar crianças hiperativas

image

 

Um estudo realizado por investigadores da Universidade de Coimbra indica que a cafeína é benéfica para tratar a hiperatividade das crianças, disse à agência Lusa o coordenador da investigação, Rodrigo Cunha. Os investigadores procuram agora financiamento estrangeiro para continuar a desenvolver o estudo.

A administração de cafeína em doses equivalentes a três ou quatro chávenas de café por dia "controla o défice de atenção e hiperatividade, sem causar efeitos secundários", refere a UC em nota divulgada a propósito do estudo.

"O que aqui se coloca não é dar café às crianças, mas poder medicá-las com cafeína e identificar como ela atua" no cérebro, frisou Rodrigo Cunha, investigador de Neurocirurgia e docente da Faculdade de Medicina da UC.

Para este investigador, "é seguro afirmar que o consumo de café é benéfico em crianças e adolescentes, mas a clínica deve obedecer a todo um protocolo".

Desenvolvida ao longo dos últimos três anos, a investigação veio demonstrar que a cafeína "restabelece a função da dopamina enquanto neurotransmissor do cérebro (com um papel muito importante no comportamento e cognição)" e permitiu evidenciar "modificações que ocorrem no cérebro em situações de déficit de atenção e hiperatividade”

Fonte: Revista Pais & Filhos

Um comentário:

  1. Nossa, que ótima e inovadora noticia!!

    última semana para participar do livro Dez leis para ser feliz, Augusto Cury, no blog: http://www.psicologaregina.blogspot.com.br/2012/05/sorteio.html

    beijos
    ótima semana

    ResponderExcluir

Obrigada por sua mensagem! Volte sempre!

Se desejar obter mais informações sobre a Psicopedagogia acesse meu site http://www.psicopedagogiabrasil.com.br/